Este tutorial mostrará como desmontar um dispositivo ocupado no Linux. Isso pode ser útil se você estiver tentando desmontar um dispositivo, mas receber uma mensagem de erro informando que o dispositivo está ocupado. Seguindo as etapas deste tutorial, você poderá identificar os processos que estão usando o dispositivo e interrompê-los antes de desmontar o dispositivo.
Antes de começar, verifique se você tem acesso a um terminal Linux e permissões suficientes para executar comandos como usuário root. Se você não tiver permissões suficientes, pode ser necessário usar o comando su ou sudo para executar comandos como usuário root. No meu caso precisei utilizar o su root.
Abra um terminal e navegue até o diretório onde o dispositivo está montado, no meu caso está em /media mas para você pode estar também em /mnt. Por exemplo, se o dispositivo estiver montado em /media/pasta, você pode usar o comando cd /media/pasta para navegar até esse diretório.
Use o comando lsof +D /media/pasta ou fuser -m /media/pasta para encontrar os processos que estão usando o dispositivo. Isso listará os IDs dos processos que estão usando o sistema de arquivos montado em /media/pasta.
Interrompa os processos que estão usando o dispositivo usando o comando kill. Por exemplo, se os IDs dos processos forem 10650, 14901 e 16550, você pode usar o comando kill 10650 14901 16550 para interrompê-los.
Depois de interromper os processos, use o comando umount /media/pasta para desmontar o dispositivo. Se você não tiver permissões suficientes para desmontar o dispositivo, pode ser necessário usar o comando su ou sudo para executar o comando umount como usuário root. Para usar o comando su, você pode usar o seguinte comando:
su root -c "umount /media/pasta"
Isso solicitará a senha do usuário root e, em seguida, executará o comando umount como usuário root.
Se você seguiu todas as etapas do tutorial e ainda não conseguiu desmontar o dispositivo, aqui estão algumas coisas que você pode tentar:
Verifique se você está usando o comando umount corretamente. Certifique-se de que o caminho para o ponto de montagem esteja correto e que você tenha permissões suficientes para desmontar o dispositivo.
Tente usar a opção -l (lazy unmount) com o comando umount. Isso fará com que o sistema desmonte o dispositivo assim que ele não estiver mais ocupado. Por exemplo:
umount -l /media/pasta
Verifique se há algum processo em segundo plano que possa estar usando o dispositivo. Você pode usar o comando ps aux para listar todos os processos em execução e procurar por processos que possam estar usando o dispositivo.
Reinicie o computador. Isso encerrará todos os processos em execução e liberará o dispositivo para que ele possa ser desmontado.
Ao seguir as etapas deste tutorial, você deve ser capaz de desmontar com sucesso um dispositivo ocupado no Linux.